logo

Pajero faz 40 anos e Mitsubishi relembra história da única mulher campeã do Rally Dakar

Campanha publicitária com depoimento de Jutta Kleinschmidt recorda vitória da alemã em 2001
Author image

Redação AB

09 fev 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Em 2001, a piloto alemã Jutta Kleinschmidt fez história ao se tornar a primeira e única mulher a vencer o Rally Dakar, o mais desafiador do mundo, em seu Mitsubishi Pajero Evolution. Duas décadas depois, a Mitsubishi conta a trajetória de Jutta em campanha publicitária que comemora os 40 anos do Pajero.

O principal vídeo da campanha “Pajero Sport. 40 anos de legado 4×4” recria a última corrida daquela temporada do rally, disputada na capital do Senegal. Na época, a competição tinha um percurso de mais de 10 mil km de extensão, com início em Paris, cruzando boa parte da África até Dakar.

Até a penúltima etapa, o japonês Hiroshi Masuoka e o francês Jean-Louis Schlesser, campeão atual da época, disputavam a liderança minuto a minuto. O francês foi penalizado após uma largada ilegal, o que deu chance para Jutta alcançar o topo da disputa.

No dia 21 de janeiro de 2001, a alemã e seu Pajero vermelho fizeram história em cima do japonês Masuoka. Ela venceu a prova com 2 minutos e 39 segundos de vantagem e se tornou a primeira e única mulher a ganhar o Rally Dakar. O filme será exibido para o público no dia 13 de fevereiro, antes do início do Superbowl, a final do futebol americano, na ESPN e outros canais de TV a cabo. Assista ao vídeo:

Vitória de Jutta Kleinschmidt inspira mulheres no automobilismo

A Mitsubishi também produziu um mini-documentário que conta com entrevista exclusiva de Jutta. Ela destaca os principais desafios no esporte e a Mitsubishi Cup como espaço para novos talentos femininos do automobilismo.

“Antes do último dia, não consegui dormir a noite toda. Sabia que um erro no dia seguinte, eu ficaria com raiva de mim a vida toda”, contou Jutta no mini-documentário. “Para mim, o meu objetivo pessoal era vencer esta corrida porque é o rally mais famoso e difícil do planeta. Não foi tão importante para mim no início ser a primeira mulher a ganhar. Isso veio um pouco mais tarde, quando vi que estava inspirando outras mulheres.”

Hoje, Jutta é presidente da comissão de rali Cross-Country da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e lidera uma iniciativa para treinar e apoiar jovens pilotos mulheres a perseguirem seus sonhos.

Em comunicado à imprensa, a Mitsubishi afirmou que a trajetória de Jutta é “um orgulho para a marca” e que recontar essa história é “o pano de fundo perfeito para comemorarmos os 40 anos da linha Pajero. E esperamos que essa ação publicitária consiga inspirar mais pessoas a sempre se superarem, independente do tamanho do desafio. Esse é o verdadeiro espírito 4×4.”