O website da Controlar registra que São Paulo, com 12 milhões de habitantes, é quinta metrópole mais poluída do mundo. Segundo o relatório anual da Cetesb de 2006, 97% de todo monóxido de carbono emitido vem do escapamento de veículos. Estudos do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo mostram que, em dias de alta contaminação do ar, o risco de morte por doenças respiratórias e cardiovasculares em São Paulo aumenta em 12% a 17% e as internações hospitalares aumentam em até 25%. Os mais atingidos são os idosos e crianças. Entre 10 e 12 pessoas morrem diariamente em São Paulo em decorrência da poluição do ar. Os habitantes de cidades como São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo.
Segundo ainda a Controlar, com as ações geradas pelo Programa de Inspeção Ambiental Veicular os hospitais públicos terão menos gastos com os atendimentos de males causados pela poluição. O paulistano gastará menos dinheiro com remédios e visitas aos hospitais, e se beneficiará de uma qualidade de ar melhor.
Não é só isso. As grandes metrópoles brasileiras estão entre as cidades mais ruidosas do planeta. Em São Paulo, 10% dos veículos leves emitem ruídos acima dos padrões aceitáveis. Para os pesados e motos, estima-se que o índice seja ainda maior. O Programa de Inspeção Ambiental Veicular contribuirá para a redução dos ruídos emitidos pelos veículos desregulados e com deficiência de manutenção, principalmente os causados por escapamentos.