
Leia também:
– Começa em Ribeirão Preto a Agrishow, maior feira agrícola da América Latina
– Ford confirma estreia da F-150 no Brasil em 2023
Entre os pulverizadores o destaque é o modelo MF 500 R, que consome 30% menos diesel por causa de uma nova transmissão. Ele também é equipado com um sistema que mantém a recirculação constante do líquido a ser pulverizado e permite a recuperação de produto para dentro do tanque após o término da aplicação, além da lavagem pressurizada da tubulação com água limpa. Toda essa operação é comandada dentro da cabine, que é nova e mais confortável.
Também está na feira de Ribeirão Preto a colheitadeira axial MF 9595. O modelo é versátil porque traz tanque graneleiro de 8.800 litros, plataforma caracol de 25 e 30 pés e plataforma draper de 25 pés.
Segundo a empresa, a MF 9595 proporciona uma entrega homogênea do material colhido, resultando em menos perdas, aumento da produtividade e do desempenho do equipamento. Os sistemas de ajuste e adaptação são simples. Seu motor emite até 85% menos poluentes e consome 10% menos combustível.
Na Agrishow, a Massey Ferguson mostra também as plantadeiras da linha MF 500 Solo+, que conseguem melhor distribuição das sementes pela tecnologia utilizada. Esta é a única plantadeira no País para o cultivo em terras baixas. Está disponível nas versões 8 e 12 linhas e tem 20% a mais de capacidade nos reservatórios suspensos de sementes quando comparada aos modelos atuais.
Outra máquina apresentada na Agrishow é a enfardadora MF RB 4160V Protec, que tem como diferencial o empacotamento integrado, que embrulha o feno em movimento, resultando em uma operação rápida e eficaz, com menos consumo de combustível, maior produtividade e melhor qualidade nutricional do feno.
Novos tratores
Entre os tratores há dois destaques. O pequeno MF 3305 é o novo modelo compacto da marca. É equipado com o motor eletrônico AGCO Power de três cilindros e potência de 55 cv, com operação econômica e simples. Por ser estreito, é ideal para cultivo de café, uvas e frutas. Promete baixa manutenção e redução de até 10% no consumo de combustível.
“Os modelos para a agricultura familiar ainda têm grande participação nas vendas totais porque também são utilizados por grandes produtores”, recorda o diretor de marketing Eduardo Nunes.
Por fim, outro trator em evidência na feira é o MF 8S, trazido à Agrishow para testar a reação do público, já que ainda não está à venda no mercado local. Vencedor do prêmio Farm Machine 2022, o MF 8S teria sido projetado, segundo a Massey Ferguson, a partir de entrevistas com clientes e operadores de todo o mundo. A linha tem seis modelos, com potências de 205 a 305 cv.
Mercado de máquinas cresceu quase 45% em três anos
Durante entrevista coletiva na Agrishow, a Massey Ferguson informou que o mercado de máquinas agrícolas deu um salto de 44,6% entre 2018 e 2021 ao passar de menos de 60 mil para mais de 85 mil unidades. “Apesar da pandemia, o agronegócio não parou. Com o preço das commodities e a grande demanda global de alimentos, o agricultor local se preparou e investiu em melhores condições tecnológicas”, afirma o diretor comercial da Massey Ferguson, Alexandre Stucchi.
Em alguns segmentos, a Massey cresceu mais que o mercado. Enquanto a venda total de pulverizadores subiu 45%, a companhia anotou acréscimo de 104%. Nas plantadeiras, a alta geral foi de 24% e a da empresa, 49%.
Este ano a Massey Ferguson comemora 175 anos desde seu surgimento, no Canadá, em 1847. Em todo o mundo a companhia tem 4,6 mil concessionários e atende a mais de 1 milhão de agricultores em 170 países. Somente na América do Sul a empresa tem dez fábricas e 4 mil funcionários.