
A aposta da Ford para os próximos é clara. Além de continuar fazendo o que trouxe a companhia até aqui, eles planejam ofensiva no setor da mobilidade. Além de vender carros, a empresa quer oferecer serviços para o crescente público sem interesse em investir em um ativo que vai passar a maior parte do tempo parado na garagem. “O mercado global de veículos gera receitas anuais de US$ 3 trilhões e nós participamos dele. A questão é que há um mercado de serviços de transportes, com faturamento de US$ 5 trilhões e a Ford não tem nenhuma participação nele neste momento”, avalia Walter Pelizzari, gerente de estratégia da montadora.
PERTO DAS STARTUPS PARA GANHAR AGILIDADE
Para dar uma guinada na área de serviços, a companhia vem intensificando as parcerias com startups e empreendedores. “Estas empresas nos trazem agilidade e uma visão diferente, ajudam a enxergar coisas que, sozinhos, não detectaríamos. É uma troca muito grande e vantajosa para os dois lados”, diz Walter. Na prática, qualquer empresa que tenha um aplicativo já no mercado com potencial para ser instalado em carros pode usar a plataforma de APIs da Ford, que serve para que startups desenvolvam aplicativos para o sistema de multimídia Sync que a marca oferece em seus veículos.
Depois de adaptados para funcionar nos automóveis, os programas vão para a AppLink, a loja de apps da Ford. “Já são oferecidas lá 16 soluções brasileiras, como o TouchPizza, para pedir pizza no caminho para casa, e o Filho Sem Fila, para facilitar o momento em que os pais buscam as crianças na escola”, conta. Outras soluções bem sucedidas no sistema são o LetsPark, que busca vagas de estacionamento, e o WiiMove, plataforma de mobilidade inteligente que promete melhorar o transporte de pessoas para o trabalho.
Como parte do plano para intensificar a parceria com estas pequenas empresas, em 2017 a Ford decidiu fazer diferente do que nos outros anos na Campus Party. No lugar de realizar novamente hackathons, as maratonas de programação, a empresa apostou em workshops para mostrar aos empreendedores como usar a plataforma de APIs. “Estamos aqui na Campus Party para expandir o nosso novo negócio na área de serviços, conversar e nos aproximar de desenvolvedores”, resume Marcel Bueno, gerente de marketing da Ford.
