
Segundo ele, a oferta de minério de ferro produzido na China, seu principal mercado consumidor, também não deve crescer, devido a restrições ambientais e à baixa concentração do minério local. “Na China, o aumento da oferta local é restrito, enquanto a demanda cresce”, afirmou. Na Índia, outro importante exportador do insumo, a previsão é de que os embarques diminuam daqui a três meses, quando começa a estação de monções, com chuvas.
De acordo com Martins, a demanda da indústria no Ocidente também está em recuperação, inclusive na União Europeia e na América do Norte. Com isso, estas regiões tendem a reduzir suas exportações para atender os mercados locais.
Carajás
A expansão da Vale em Carajás, inicialmente prevista para 10 milhões de toneladas adicionais, foi ampliada para 20 milhões de toneladas. Segundo informou Martins, o plano inicial era fazer uma expansão de 30 milhões de toneladas em uma nova área, mas devido à demora para obtenção de licenças ambientais, a empresa optou por reforçar a produção em uma área já explorada. Martins disse que a Vale está processando o minério a seco, com uma nova tecnologia, que permite menos utilização de água e o uso de uma área menor.
Com isso, a intenção da companhia é ampliar o projeto de 30 milhões de toneladas em uma nova área para 40 milhões de toneladas no futuro. “O procedimento é melhor no aspecto ambiental e também é mais rápido”, explicou em teleconferência com analistas. Segundo ele, o processo também será utilizado em Simandou, projeto recém-adquirido pela empresa na Guiné.