logo

energia

Paraná amplia produção de biometano com nova usina

Empresa Bioo Paraná vai construir usina em Toledo (PR) com capacidade produtiva de 11 milhões de metros cúbicos por ano
Author image

Redação AB

12 fev 2026

1 minutos de leitura

A Bioo Paraná vai construir uma nova usina de biometano em Toledo (PR) com capacidade para evitar 80 mil toneladas de CO2 por ano e investimento previsto de R$ 196 milhões.

A maior parte dos recursos, R$ 148,5 milhões, será financiada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com repasses do Fundo Clima e da linha Finem.

A usina terá capacidade de produção de 11 milhões de metros cúbicos de biometano por ano, o que evitando a emissão de 80 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.

Além do biometano, será produzido também fertilizante de matriz orgânica, amplamente utilizado na agricultura regional. O CO₂ biogênico, produzido naturalmente no processo da usina, será purificado para grau alimentício e fornecido, por exemplo, à indústria de bebidas, substituindo o CO₂ de origem fóssil.

A Bioo prevê a geração de 210 empregos diretos e indiretos na fase de construção da usina e 90 empregos após o início da operação.

“Este financiamento marca mais um passo na consolidação do modelo da Bioo: transformar resíduos orgânicos em energia renovável e bioprodutos de alto valor. Em Toledo, vamos ampliar o impacto com descarbonização, economia circular e desenvolvimento regional caminhando juntos”, disse o CEO da Bioo, Maurício Cótica.