logo

Paris vai banir carros do centro da cidade a partir de 2024

Nova “zona tranquila” irá limitar tráfego a veículos de residentes ou que pretendam parar na área
Author image

Victor Bianchin

24 fev 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A cidade de Paris, capital da França, anunciou a criação de uma “zona tranquila” no centro da cidade em que o tráfego de carros será severamente limitado. A ideia é estimular outros modais de transporte e criar um ambiente mais limpo e seguro para moradores e turistas. A medida deve entrar em vigor no começo de 2024.

Nessa nova zona, estarão banidos veículos privados que estejam de passagem, ou seja, sem intenção de parar dentro da zona. Haverá exceções para entregadores, táxis autorizados, veículos de transporte público, carros de pessoas que morem dentro da área e veículos que pretendam parar dentro da zona para fazer uso de comércio ou serviços. Podem parecer muitas exceções, mas a previsão é de que a circulação de veículos caia em 50% no local.

The area in yellow is central #Paris districts 1 to 6. This is about the size of the area inside London’s Circle Line. All motor vehicules will be excluded (1st semester 2022) all the time – except #TAXIS, buses, emergency and craftmen’s vehicules. #LTN#ZTL#AirQualitypic.twitter.com/FWdxiS8vd5

— frenchtaxi (@frenchtaxi) June 20, 2021

Sob o comando da prefeita Anne Hidalgo, Paris passa por uma transição forte para o uso de modais de transporte mais limpos e saudáveis. Durante a pandemia de covid-19, a cidade construiu 160 km de ciclovias e estabeleceu um limite de velocidade de 30 km/h para carros em todo seu território. Com a nova zona de tráfego limitado (ZTL), a capital francesa pretende estimular os deslocamentos a pé, com bicicletas, com patinetes e com transporte público. Cálculo divulgado pela prefeitura aponta que apenas 30% dos deslocamentos pelo centro parisiense precisam ser feitos de carro.

Pesquisa feita pela prefeitura mostrou que 24% dos entrevistados manifestaram uma opinião favorável à filosofia do projeto e que 6% consideram que a medida constitui um primeiro passo para apaziguar o centro de Paris.

Já há zonas de tráfego limitado (ZTL) em cidades europeias como Madrid, Milão e Roma. A medida é parte de uma preocupação de todo o bloco com as emissões e os acidentes causados por veículos. Outras medidas incluem o pagamento de um subsídio para que as pessoas usem bicicletas em vez de carros para trajetos curtos.