
A diversidade racial no setor automotivo brasileiro está finalmente ganhando terreno, revela a mais recente edição do Estudo Diversidade no Setor Automotivo, realizado pela Automotive Business e com coordenação técnica da MHD Consultoria. Porém, embora os avanços sejam evidentes, os números ainda destacam que há um caminho longo a ser percorrido em termos de inclusão efetiva.
De acordo com o levantamento, os homens negros constituem 33% dos colaboradores no setor automotivo, enquanto as mulheres negras representam apenas 3%. Este desequilíbrio claramente aponta para uma disparidade significativa de gênero e raça dentro da indústria.
Um dado ainda mais alarmante é que apenas 0,3% de colaboradores negras e negros ocupam posições de alta liderança. Esta estatística não apenas sublinha a sub-representação do grupo em cargos de decisão, mas também reflete as barreiras estruturais que ainda persistem no caminho para a igualdade racial.
VEJA MAIS:
– Faça o download do Estudo Diversidade no Setor Automotivo
– Conheça as ações do Movimento AB Diversidade no Setor Automotivo
Por outro lado, há sinais de progresso que não podem ser ignorados. O estudo aponta que o percentual de pretos e pardos no setor mais que dobrou se compararmos com a edição 2021 da pesquisa. Esse aumento pode ser atribuído, em parte, ao crescimento da autodeclaração dos funcionários, impulsionado pelo debate crescente sobre questões raciais na sociedade brasileira.
“Estamos testemunhando uma era de maior reconhecimento e autoafirmação. A autodeclaração crescente é uma vitória da conscientização e um chamado para que as empresas intensifiquem ainda mais seus esforços em diversidade e inclusão”, salientou Giovanna Riato, editora-chefe da Automotive Business.
Além disso, o setor tem visto um aumento nas empresas que estabelecem metas específicas para a contratação de pessoas negras — 37% das empresas já possuem tais. E 38% das companhias disseram ter implementado programas estruturados para atrair e reter talentos negros, demonstrando um compromisso com a diversidade além das palavras.
Movimento AB Diversidade
Um dos combustíveis capazes de fomentar tais transformações no segmento é o Movimento AB Diversidade no Setor Automotivo, iniciativa da AB que busca transformar a realidade do setor desde 2017. Ele engloba uma série de ações direcionadas para tornar as empresas de mobilidade mais inclusivas e diversas.
Uma de suas principais iniciativas, vale frisar, é o Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo, que será realizado em novembro. Este evento promete ser um marco na discussão sobre diversidade, oferecendo um espaço para diálogo e desenvolvimento de novas estratégias para inclusão racial.
“Continuaremos apoiando e incentivando, de modo contínuo, a busca por um setor automotivo e da mobilidade cada vez mais inclusivo. O Movimento, por meio de eventos, grupos de influência, estudos e outras ações, faz parte da nossa missão de transformar de todo o ecossistema, de fazer com que o segmento evolua e não perca o bonde da história”, completou Giovanna.