logo

none

Pequena recuperação no mercado norte-americano

As vendas de veículos nos Estados Unidos melhoraram no final de dezembro, estimuladas pelas campanhas de montadoras e concessionárias. Apesar dessa reação e do incentivo do governo no meio do ano passado para impulsionar as vendas com um programa de modernização da frota (‘dinheiro por sucata’), 2009 será marcado como um dos piores anos do mercado automotivo naquele país.
Author image

cria

04 jan 2010

1 minutos de leitura

P_noticia_5545.gif

Há expectativa de que as vendas no mercado norte-americano superem 11 milhões de automóveis e picapes em 2009. Em 2008 o volume foi de 10,32 milhões e em 2007 de 16 milhões.

Para alguns analistas a reação tardia mostrou reação em diversos segmentos. George Pipas, analista de vendas nos EUA da Ford, disse ao The Wall Street Journal que a confiança do consumidor ainda é frágil, mas continua melhorando.

A agência Automotive News projeta um queda do mercado de veículos leves próximo de 40% em 2009 em relação ao bom ano de 2005, quando foram comercializadas 17 milhões de unidades. O tombo não ficou maior graças à intervenção do governo para recuperação das montadoras e para estimular o varejo.

Enquanto as vendas nos EUA ficam ao nível de 11 milhões de unidades, a China avança para os 13 milhões.

A J. D. Power estima que as vendas anualizadas de veículos em dezembro devem chegar a 11,2 milhões de unidades e projeta uma recuperação gradual para 11,5 milhões em 2010.

Fontes: Automotive News, The Wall Street Journal e Valor Econômico.