logo

none

Pesquisa Fenabrave avalia relações com fabricantes

A Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com o Mercado, que busca identificar aspectos a serem fortalecidos nas relações entre concessionários e fabricantes de veículos, chega à décima-segunda edição, coordenada pela Scheuer Consultoria. O levantamento foi o mais representativo da série: o número de matrizes de concessionárias que respondeu saltou de 17% no segundo semestre de 2009 para 19,3% no primeiro semestre deste ano, contabilizando 702 participantes.
Author image

cria

25 jul 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_7459.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social

Os distribuidores de caminhões e ônibus foram representados por 53% do total de matrizes da rede, o segmento de tratores contou com 24,6%, e implementos rodoviários com 19,3% do total de sua rede. Já o setor de automóveis e comerciais leves teve 13,63% dos concessionários e o de motos foi representado por 9,9% da rede.

Luiz Adelar Scheuer, coordenador da pesquisa, explica que a pesquisa é baseada em similar promovida pela NADA (National Automobile Dealers Association), com utilização de questionário online.

No segmento de automóveis e comerciais leves o Índice de Postura Geral, que resume a opinião dos concessionários em assuntos específicos da montadora, subiu de 68,30 para 69,47. O Índice de Valor (a opinião dos distribuidores sobre o valor total da concessionária) saltou de 75,00 para 76,27. No topo do ranking de automóveis está a Citroën, seguida pela Fiat. Na pesquisa anterior, a ordem era inversa. A Toyota e a Audi apresentaram melhora expressiva no ranking entre as marcas.

No segmento de caminhões o resultado demonstra forte confiança e satisfação setorial com o andamento do negócio. O ranking continua sendo liderado pela Volkswagen, seguida pela Scania, que nesta edição trocou de posição com a Volvo, que acabou em terceiro lugar.

“O setor de duas rodas, embora tenha melhora sua avaliação quando comparada à pesquisa anterior, ainda apresenta números inferiores a dados históricos”, disse Scheuer. O Índice de Postura Geral subiu de 41,70 para 55,46, enquanto o Índice de Valor subiu de 45,00 para 62,71. O ranking de motocicletas é liderado pela Dafra, seguida pela Honda.