logo

none

Petrobras abre térmica bicombustível que usa etanol

A Petrobras reinaugura hoje a usina termelétrica de Juiz de Fora, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A unidade, que utilizava apenas gás natural, agora é bicombustível e pode queimar etanol.
Author image

Redação AB

19 jan 2010

1 minutos de leitura

P_noticia_5717.gif

A operação com etanol, inédita no mundo, vinha sendo feita desde 31 de dezembro para otimização.

A usina, com duas turbinas GE LM 6000 (derivadas das utilizadas no Boeing 747) e capacidade instalada de 87 MW, está conectada ao Sistema Interligado Nacional e tem contratos de fornecimento de energia até 2020. Uma das turbinas, de 43,5 MW, foi adaptada para utilizar também o etanol com a troca da câmara de combustão, de dois bicos injetores e instalação de equipamentos.

A nova câmara de combustão foi desenvolvida pela GE especialmente para uso de etanol e gás natural. A instalação dos equipamentos foi realizada na Oficina de Turbo Máquinas da Petrobras, em Macaé, RJ.

Os testes com etanol indicaram que não há perda de potência na turbina e as emissões de dióxido de carbono ficaram abaixo das registradas com gás natural. Desta forma, a tecnologia poderá servir de modelo para outros clientes da GE em outras partes do mundo.

Fonte: Estadão.