logo

combustíveis

Petrobras dá desconto no gás natural

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

15 jul 2011

3 minutos de leitura

P_noticia_11022.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Petrobras aplicou novo desconto nos contratos de gás natural com reajuste em 1º de agosto de 2011. De acordo com a empresa, o objetivo é manter a atual competitividade do combustível no mercado. O abatimento de 9,7%, realizado em 1° de maio, foi ampliado para 14,3%, referente à integralidade da variação dos indexadores de reajuste trimestral (cesta de óleos combustíveis internacionais).

A Companhia ressalta que os reajustes trimestrais estão previstos nos contratos com as distribuidoras e o preço do gás natural nacional firme será reajustado para, na média, R$ 0,80 por metro cúbico a partir de 1° de agosto. Com o desconto de 14,3%, o preço a ser pago pelas distribuidoras será reduzido para R$ 0,69/m³, em média.

A decisão levou em conta o cenário recente de evolução dos preços de outros combustíveis e suas consequências sobre os valores estipulados nos contratos de gás natural de origem nacional. O desconto não constitui mudança nas fórmulas de precificação dos contratos de gás ou novo acordo, mantendo-se, portanto, inalterados todos os instrumentos contratuais vigentes.

Adicionalmente, permanecem as vendas de gás natural de curto prazo nos leilões e pregões eletrônicos. O próximo leilão de gás já teve seu edital publicado e será realizado em 25/7/2011 para fornecimento no período de agosto a novembro. Ainda segundo a Petrobras, por esses certames, as distribuidoras vêm, desde 2009, adquirindo volumes de gás da Petrobras com deságio entre 41% e 58% em relação ao preço dos contratos de longo prazo de gás nacional.