logo

AEA

Petrobras garante redução ´´com folga“ do enxofre na gasolina

Mário Curcio, AB
Author image

Redação AB

26 abr 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_13881.jpg

No Seminário de Emissões realizado nesta quinta-feira, 26, pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o consultor da gerência de marketing da Petrobras, Sérgio Fontes, mostrou a evolução recente da qualidade da gasolina na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.

Fontes abordou os efeitos da redução do enxofre na gasolina, defendida pela indústria automobilística por causa do aumento da durabilidade dos sistemas catalíticos, já que o enxofre ocupa e bloqueia parte das colmeias dos catalisadores, que precisam reagir cada vez mais rápido com os gases do escape.

“Mesmo quando são utilizados combustíveis com baixo teor de enxofre, a deterioração do sistema de combate a emissões pode ser elevada”, afirma Fontes. Ele assegura que o limite do teor de enxofre na gasolina em 2014 atenderá com folga às exigências da futura fase Proconve L6.

O executivo da Petrobras adverte que a produção de gasolina com baixo teor de enxofre tem como efeitos colaterais o aumento dos teores desse elemento em alguns dos processos, como craqueamento e coque. “Além disso, a dessulfurização da corrente craqueada implica perda de octanagem da gasolina”, conclui.