logo

bancos

Petrobras: queda de 20% no custo de fornecedores

Kelly Lima, Agência Estado
Author image

Redação AB

07 jun 2011

1 minutos de leitura

A Petrobras estima uma redução de 20% no custo de captação de seus fornecedores com o Programa Progredir, lançado oficialmente nesta segunda-feira, 6, no Rio pelo diretor financeiro da companhia, Almir Barbassa. Durante a fase piloto do programa, 15 empresas obtiveram financiamento de R$ 137 milhões junto aos principais bancos (BB, Bradesco, Caixa, Itaú, HSBC e Santander). O programa está baseado na concessão de crédito à cadeia de fornecedores, tendo como garantia os recebíveis a serem gerados pelos contratos de bens e serviços firmados pelos participantes da cadeia de suprimento da companhia.

Os créditos não envolvem recursos da Petrobras, mas a empresa é o elemento âncora do programa, já que os recebíveis gerados por ela oferecem maior suporte e garantia à concessão de crédito para toda a sua cadeia de fornecimento. O programa coloca à disposição fontes de financiamento de forma simples e padronizada e com menores custos para todos os fornecedores da Petrobras, diretos e indiretos, principalmente na aceleração do acesso a recursos para projetos de longo prazo.

Do total do crédito fornecido, 50% dos contratos são destinados ao fornecedor direto da Petrobras e os outros 50% para outros subcontratos de elos mais distantes da cadeia produtiva.