
A Peugeot iniciou na segunda-feira, 16, as atividades de montagem do modelo 408 em sua fábrica de Kaluga, na Rússia. Desenvolvido para três mercados-chave da Peugeot, China, América Latina e Rússia, o sedã 408 recebeu adaptações para atender as especificidades de cada mercado, considerando condições viárias, clima e preferência dos consumidores.
O modelo começou a ser montado em regime SKD (semi knock-down), uma versão do CKD (complete knock-down), em que várias partes do veículo são pré-montadas em subconjunto pelo centro de produção. A planta já passa pela fase de transição para um ciclo completo de produção, o que deve ser concluído ainda este ano, informa a Peugeot. As instalações que abrigam a montagem do 408 pertencem à PCMA, joint venture entre a PSA Peugeot Citroën e a Mitsubishi Motors, que já receberam novas áreas para as atividades de solda, pintura e montagem.
Segundo a Peugeot, as empresas que fornecerão componentes estão presentes em uma vasta zona geográfica, que vai desde Moscou a Krasnoyarsk, na Sibéria, mas a maior parte delas está localizada nos arredores de Kaluga. São elas Lear, fabricante de assentos, Faurecia, que fornecerá peças plásticas, incluindo painel, frisos das portas e sistema de escape e a Magna, responsável pela produção dos para-choques.