
A motorização do protótipo ainda não foi definida, mas já se sabe que o modelo terá tração 4×2. O 2008 DKR foi criado em conjunto pelo centro de estilo da montadora e pelo departamento de design da Peugeot Sport: “Fornecemos dimensões básicas, assim como outras informações relacionadas ao espaço necessário na cabine, o tamanho das rodas e o curso das suspensões. Eles também tinham dados aerodinâmicos resultantes de nosso trabalho de simulação prévia”, afirma o chefe de projeto da Peugeot Sport, Jean-Christophe Pailler.
“Analisamos tudo o que já existia no universo dos ralis e ponderamos os benefícios das diferentes soluções”, disse Pailler, ao decidir abrir mão da tração nas quatro rodas. “Optamos por um enfoque diferente, de acordo com a capacidade fora de estrada da tração em duas rodas e também para rodar na areia. Isso nos permitiu utilizar rodas maiores e também nos beneficiar de um maior curso de suspensão.”
Esse “bugão high-tech” da Peugeot terá pneus Michelin com pouco menos de um metro de diâmetro. Entre as diferenças importantes para o 2008 original estão as duas portas em vez de quatro e um grande ângulo de entrada de obstáculos, resultante não só da suspensão alta e dos pneuzões, mas também de uma dianteira curta.
“A concepção do 2008 DKR traz um grande número de novas ideias”, diz o piloto espanhol Carlos Sainz . “O resultado final é diferente de qualquer outro modelo de duas rodas motrizes. É muito compacto é isso é bom. Depois de ter participado nas duas últimas edições do Dakar com um carro de tração em duas rodas, estou convencido de que esta é uma solução que pode vencer o rali”, afirma Sainz.