
A decisão, tomada em 2019, foi fruto de processo de reorganização nas unidades locais promovido pela Pirelli, que manteve ali produção por 43 anos. Segundo o sindicato dos trabalhadores do município, desde a semana passada a unidade passou a fabricar apenas os pneus para caminhões, ônibus e veículos fora de estrada.
A operação em Gravataí passou por recente expansão. No primeiro semestre foram contratados 314 trabalhadores, parte deles ex-funcionários Pirelli. Deste total, 210 funcionários foram admitidos em função do processo de ampliação da produção da Prometeon, motivado pelo aquecimento do mercado de caminhões e ônibus no país.
Houve também expansão na unidade instalada em Santo André (SP). Foram anunciadas 150 contratações para atender ao aumento da demanda de pneus da linha agro e fora de estrada.
Em 2017 o Prometeon Tyre Group comprou a divisão de pneus para veículos pesados e fora de estrada da Pirelli, que era chamada Pirelli Industrial. Com o negócio passou a controlar a produção de quatro fábricas, duas no Brasil, uma no Egito e outra na Turquia e também centros de desenvolvimento de produto. Em Gravataí a empresa produz pneus que levam a marca Pirelli sob licença.
