logo

Pirelli lança testes de até 500 km/h para criar pneus mais seguros

Nova máquina permite testes em velocidades mais altas
Author image

Redação AB

10 abr 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Pirelli instalou uma nova máquina em seu departamento de pesquisa e desenvolvimento, em Milão, na Itália, que permite submeter os pneus a velocidades altíssimas. Segundo a empresa, o equipamento é capaz de simular testes a até 500 km/h em condições controladas.

Segundo a companhia, o principal objetivo destes testes é melhorar a segurança dos pneus nos carros mais rápidos do mundo. 

“Com a chegada dos hipercarros de rua, que estão cada vez mais rápidos, as altas velocidades se tornaram um fator-chave no desenvolvimento de diferentes tipos de pneus. Não apenas aqueles usados especificamente para o automobilismo, mas também aqueles destinados ao uso na estrada”, diz a Pirelli em comunicado.


VEJA TAMBÉM:
Hyundai Mobis desenvolve motor elétrico dentro das rodas
Lojas da Continental Pneus terão carregadores para veículos elétricos


Chamada de Máquina de Teste de Alta Velocidade, o equipamento de 500 km/h fica ao lado de dois outros aparelhos instalados na área de testes interna na sede italiana da empresa. Os outros simuladores são capazes de atingir 370 km/h e 450 km/h, respectivamente.

Embora estas duas máquinas existentes sejam normalmente utilizadas para testes de pneus de automóveis de estrada, a nova máquina de 500 km/h destina-se principalmente à testagem de pneus de competição.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Participação no automobilismo exige mais segurança

A Pirelli afirma que sua presença como fornecedora em mais de 350 eventos de automobilismo exigiu a introdução de máquinas capazes de atingir limites ainda mais extremos para produtos que são utilizados em corridas ou tentativas de recorde com carros de rua. 

“Nesses ambientes, os requisitos de segurança são ainda mais rigorosos e precisam ser garantidos por meio de processos de teste sob medida. A nova máquina também é capaz de gerenciar entradas de torque e aceleração extremamente altas, como as vistas com um hipercarro pilotado em uma pista”, detalha a empresa.

Ainda segundo a Pirelli, o equipamento foi projetado para avaliar o comportamento dos pneus em velocidades elevadas em uma primeira etapa, antes de seguir para testes de pista ao ar livre.