
Seguindo as regulamentações da Fórmula 1 o contrato garante que a Pirelli fornecerá para as equipes seis diferentes tipos de pneus: quatro slicks (lisos), com compostos diferentes para vários tipos de superfícies secas; um pneu para chuva; e outro pneu intermediário para tempo úmido ou chuva fraca.
Segundo o comunicado distribuído pela Pirelli, o retorno à F1 visa ao futuro e a companhia pretende, em completa colaboração com todas as equipes, pesquisar e desenvolver tecnologias inovadoras para pneus.
O envolvimento histórico da Pirelli no mundo do automobilismo remonta a 1907, quando a empresa italiana venceu o épico rally Paris-Pequim. Atualmente, a marca é fornecedora exclusiva para alguns dos mais importantes campeonatos mundiais para carros e motos, como a GP3, o Campeonato Mundial de Rally (WRC), o Rolex Sports Car Series da América do Norte, o Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) e o Campeonato Mundial de Motocross. Além disso, a Pirelli também fornece para mais de 70 campeonatos nacionais e internacionais. A última vitória conquistada pela Pirelli em um Grande Prix foi o Grande Prêmio do Canadá de 1991, com Nelson Piquet pilotando uma Benetton.