logo

none

Polo de desenvolvimento recebe novos recursos da Fiat

A nova etapa de desenvolvimento do Polo Giovanni Agnelli, em Betim, faz parte das estratégias da Fiat Automóveis para dominar totalmente o ciclo de desenvolvimento de produtos para a América Latina. A iniciativa já recebeu R$ 400 milhões em investimentos e hoje reúne oitocentos engenheiros e técnicos dedicados a inovação, desenvolvimento de novas tecnologias e conceitos de design.
Author image

cria

09 mar 2009

4 minutos de leitura

G_noticia_3011.gif

“Estão todos com o pensamento voltado para o futuro”, explica o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, afirmando que o pólo capacita a operação brasileira com toda a tecnologia necessária para projetar um automóvel e propor soluções inteligentes e inovadoras. Para a tarefa há laboratórios com recursos de última geração, capazes de realizar simulações e testes dinâmicos em escala real que permitem criar veículos com qualidade, sustentabilidade, inovação e segurança.

Belini assegura que o know how do centro de desenvolvimento da fábrica de Betim é comparável ao que há de mais avançado no mundo. A capacitação representa um ganho competitivo para a Fiat e para a rede de fornecedores, permitindo realizar testes em diferentes componentes de novos projetos – o que amplia também as sinergias com a matriz, na Itália.

A área recebeu o nome de Giovanni Agnelli em homenagem ao principal responsável pela presença da Fiat no Brasil, falecido em fevereiro de 2003. A unidade de Betim é o mais completo centro de desenvolvimento da Fiat fora da Itália.


A estrutura do complexo

O Polo reune o Centro Estilo, as Engenharias de Projeto (Eletroeletrônica, Carroceria e Chassi), e a Engenharia Experimental (que engloba as áreas de Experimentação, Protótipos e de Engenharia de Materiais).

Sob a responsabilidade do designer Peter Fassbender, o Centro Estilo é a única área de concepção de design da Fiat fora da Europa. Conta com uma equipe dedicada à criação de linhas, superfícies externas e de interiores para os automóveis da marca e utiliza uma sala dedicada à visualização de protótipos virtuais em duas ou três dimensões.

A Sala Virtual do Centro Estilo, que absorveu aporte de € 1 milhão é considerada pela Fiat a mais moderna do Brasil e funciona também como espaço de comunicação entre as diversas áreas do Pólo de Desenvolvimento. Além da criação virtual o Centro Estilo tem uma área de modelagem em escala 1:1.

A área de Projeto reune 120 projetistas em tarefas de desenvolvimento e simulação computacional para cálculo estrutural e de crash, acústica e vibração, termodinâmica, dinâmica veicular, desempenho e sistemas eletroeletrônicos e de potência. Há também um laboratório de digital mockup (layout virtual) que possibilita a simulação de operações de montagem e manutenção dos veículos e a previsão e solução de possíveis problemas que possam ocorrer durante a manufatura e assistência ao modelo projetado.

A Fiat assegura que sua Engenharia Experimental está entre as mais completas no Brasil, contando com laboratório de compatibilidade magnética, eletroacústica, fotometria, rede CAN, simulador de estradas, banco de torção de carroceria, simulador quadriaxial, câmara climática, laboratório de acústica e vibração, câmaras Shaker e psicoacústica, para analisar ruído interno.

A Engenharia Experimental conta ainda com um centro de construção de protótipos físicos, onde o carro se materializa antes de ser produzido em série, permitindo testar os primeiros carros e seus sistemas integrados.

A Engenharia de Materiais possui laboratórios de metais e revestimentos, de polímeros (materiais plásticos) e químico (lubrificantes e adesivos, entre outros).

A sala virtual

Uma das atrações do Pólo de Desenvolvimento da Fiat é a sala virtual, uma das principais ferramentas para o desenvolvimento dos veículos e visualização integral do design. O sistema permite aprimorar a qualidade do projeto, auxiliando na análise das superfícies, curvaturas, acoplamentos, texturas e composição de cores e materiais. O espaço multiuso acomoda 36 pessoas, que podem usar óculos 3D para ter uma maior sensação de proporções, e poderá ser utilizado em breve para apresentações simultâneas com o centro de estilo da Fiat Auto, na Itália.

A análise virtual permite antecipar a ocorrência de eventuais problemas e reduz custos e a quantidade de protótipos físicos produzidos, acelerando o tempo de desenvolvimento e qualidade de um novo projeto. É possível, por exemplo, simular dezenas de rodas alternativas, evitando a construção desses protótipos físicos. Mais ainda: é possível promover um passeio virtual por dentro do carro, facilitando a visualização de todos os componentes, avaliação do espaço interno e funcionalidade. A tela, de 5,5 x 2,7 metros, oferece resolução de 4.096 x 2.160 pixels, quatro vezes mais do que num televisor full HD.

O Centro Estilo Fiat adquiriu uma nova fresadora de cinco eixos, que transformará em modelo real o arquivo virtual do que foi imaginado pelos designers. O equipamento é uma escultora 3D que modela blocos de madeira e argila, dando forma a protótipos físicos.