logo

autopeças

Polo goiano cresce com a Suzuki

Rubens Santos, da Agência Estado
Author image

Redação AB

05 mai 2011

1 minutos de leitura

Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki, disse ao jornalista Rubens Santos, da Agência Estado, que a construção da fábrica da empresa em Itumbiara, no interior de Goiás, representa um marco decisivo na consolidação da marca no país. “E ratifica nossa confiança no potencial do País”, afirmou após assinatura de protocolo de intenções com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

A montadora terá investimentos iniciais de R$ 100 milhões, capacidade de produção de sete mil veículos por ano e entrará em operação no final do ano que vem.

Rosenfeld também anunciou que o utilitário compacto Jimny, um off-road 4×4, será o primeiro veículo a sair da linha de montagem da nova fábrica japonesa, no final de 2012. O jipe tem motor de 85 cavalos de potência e motor 1,3cc e 16 válvulas e porta-malas de 113 litros, e preço atual de R$ 54.990.

A decisão da Suzuki, de acordo com Rosenfeld, se baseou em critérios técnicos. Pesou, disse ele, garantias dadas pelo Estado e incentivos fiscais concedidos. E prevaleceu a posição geográfica de Itumbiara e facilidades de logística.

Para o governador Marconi Perillo, a Suzuki que agora se junta à Caoa Hyundai e a Mitsubishi, vai impulsionar o crescimento econômico de Goiás pela geração de tecnologia. Do ponto de vista político, a decisão encerrou disputa entre os municípios goianos de Itumbiara e Catalão, e expectativas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.