Se eu pedir para você, leitor de Automotive Business e apaixonado pela indústria automotiva, citar algum exemplo de marketing digital voltado para o setor, qual seria o primeiro que lhe viria à cabeça? Bom, me fiz exatamente essa mesma pergunta e no mesmo momento uma música me ocorreu: “Pôneis malditos, pôneis malditos, lálálálálá”.
Há mais ou menos um mês a Nissan lançou a campanha para venda da pick-up Frontier com uma música chiclete que logo tornou-se mania nas redes sociais com quase 1,8 milhão de acessos no Youtube, o boca a boca gerado pela ação na época fez a propaganda ficar conhecida em todo país em questão de horas e todos cantamos a musiquinha.
O lançamento do novo Uno, no ano passado, também chamou a atenção. No Prêmio REI, de Automotive Business, a campanha levou a primeira colocação na categoria Marketing e Propaganda. Fui eu inclusive quem entregou o prêmio na cerimônia dos vencedores e podemos dizer que o destaque não foi à toa. A propaganda veiculada é vista até hoje no Youtube e chamou a atenção do público jovem com uma abordagem mais colorida, saindo completamente do convencional com a música “Uno-Duni-Te”.
Segundo informação do portal UOL, cerca de 90% dos compradores de carros comparam preços e modelos na internet antes de ir até uma concessionária. Neste cenário o marketing digital é de extrema importância, ainda mais aliado a uma intensa força-tarefa nas redes sociais para aproximar o carro dos consumidores.
Esse novo tipo de mídia pode também fomentar ainda mais a competição e, consequentemente, guerra de preços. Propagandas online vão desde um site atraente até páginas inteiras de interação sobre um determinado produto. Vale tudo para ganhar destaque e chamar atenção do consumidor.
Claro que a publicidade convencional ainda tem muita força. A JAC Motors, por exemplo, adotou o Faustão como garoto propaganda e anuncia no horário nobre da Rede Globo. A oportunidade faz o momento, e requer muita análise. Qual será a próxima aposta da indústria automotiva? Bom, ligue o computador e, com certeza, ela estará lá.