
A Porsche lançará o 911 híbrido até julho deste ano. A estreia foi confirmada em seu Relatório Anual de Sustentabilidade, que menciona o lançamento do modelo no início do inverno europeu – verão no hemisfério Norte.
VEJA MAIS:
– Porsche Taycan Turbo GT chega com mais de 1.000 cv para desafiar Tesla
– Porsche Cayenne ganha nova versão híbrida plug-in
Provavelmente batizado de 911 Hybrid, o carro é definido pela empresa como um “híbrido ultraesportivo” e a promessa é de torná-lo “ainda mais rápido e eficiente”.
911 híbrido pode ter várias versões
O projeto deve ser a grande novidade da renovada linha 911, conhecida internamente pelo codinome “992.2”. É provável que a tecnologia de propulsão hibrida esteja presente em mais de uma versão, já que a própria Porsche afirma que empregará o hardware em “derivados selecionados da linha de modelos 911”.
Embora não tenha dado informações técnicas a respeito do novo carro, a fabricante diz que aproveitará tecnologias vindas de sua divisão de competições, que participa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com os projetos 919 e 963.
Sabe-se que o 911 Hybrid não será um híbrido do tipo plug-in, informação confirmada pelo próprio CEO da companhia, Oliver Blume, um ano atrás.
Esportivo pode ser um híbrido leve
Segundo informações do site Motor1, fontes ligadas à Porsche afirmaram que o 911 Hybrid terá um motor de partida de 48V integrado à transmissão de dupla embreagem.
Um motor elétrico alimentaria as rodas dianteiras, enquanto o motor movido a combustão acionaria o eixo traseiro – fazendo com que o carro tenha tração nas quatro rodas.
O motor elétrico seria alimentado por meio de uma pequena bateria de íons de lítio montada atrás do banco traseiro. Especula-se que, mesmo com a bateria extra, o 911 não ficaria mais do que 100 quilos mais pesado em relação a uma versão equivalente sem o componente em questão.
Porém, o rumor mais interessante é a possibilidade de um 911 GT2 RS híbrido leve. Nele, a potência combinada do motor 3.8 boxer biturbo com o motor elétrico ultrapassaria os 700 cv. Já o torque seria substancialmente superior aos 81,6 kgfm gerados pelo atual 911 Turbo S.
Caso realmente se torne realidade, o modelo seria lançado apenas em 2026.
Porsche 911 elétrico não vem tão cedo
Apesar de estar prestes a entrar no mundo da eletrificação, o 911 não ganhará uma versão elétrica tão cedo.
A Porsche já disse que não vai lançá-la nesta década e a empresa quer seguir vendendo 911 com motores a combustão pelo maior tempo possível.
Para tanto, cogita até utilizar combustível sintético como forma de atender às normas de emissões cada vez mais rigorosas.
Vale lembrar que a Porsche fabrica um combustível praticamente neutro em carbono desde o final de 2022 em uma fábrica mantida no Chile. É uma aposta que parece acertada, uma vez que a União Europeia já concordou em isentar os combustíveis sintéticos do veto de 2035 para carros com motores movidos a combustão. Ou seja, o 911 poderia seguir em linha por mais alguns anos.