

A Porsche anunciou na segunda-feira, 21, joint-venture com a Customcells para produzir baterias de alta performance para seus carros elétricos. Os componentes ainda serão de íons de lítio, mas terão alta densidade, o que significa que vão precisar de menos tempo de recarga e menos matéria-prima na produção.
Uma fábrica será construída para a manufatura das baterias, e a previsão é que ela produza o suficiente para mil veículos por ano. A Porsche será dona de 80% do negócio.
Com os recentes anúncios de metas agressivas para corte de emissões de gases de efeito estufa na Europa e nos EUA, as montadoras estão numa corrida acelerada para garantir parcerias para a fabricação de baterias e, dessa forma,não depender de importações da Ásia.
Só neste ano, Volkswagen, Ford, Nissan, GM e Tesla anunciaram planos massivos para garantir suas fábricas. Além disso, várias startups, como a indiana Ola, estão se movimentando para assegurar que terão baterias para seus veículos. É bem provável que, até 2030, essa corrida fique ainda mais acirrada.