logo

alemanha

Porsche conclui expansão de centro de desenvolvimento

A Porsche AG inaugurou oficialmente três novos edifícios no seu centro de desenvolvimento de Weissach, na Alemanha. Fruto de um investimento de € 150 milhões, anunciado em 2010 (leia aqui), esta foi a maior expansão da história do centro, que desde 1971 projeta carros esportivos da marca. Foram construídos um novo estúdio para construção de carros conceito, um túnel de vento aeroacústico e um centro de integração eletrônica.
Author image

Redação AB

21 jul 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_20082.gif

O centro de desenvolvimento se destaca por reunir toda área de P&D em um único local: desde o conceito até o desenvolvimento de todos os sistemas de um veículo em produção, incluindo testes nos circuitos em asfalto e off-road. O centro é usado, inclusive, para desenvolvimento de tecnologias para o Grupo Volkswagen.

NOVAS INSTALAÇÕES

Segundo a Porsche, o novo estúdio oferece à equipe de projetistas as condições ideais para todo o processo de criação da parte externa e interna dos veículos da marca. Desde o primeiro desenho até a sua forma acabada, todos os carros esportivos são criados em apenas um local. A disposição do novo estúdio facilita um nível máximo de transparência e comunicação e fortalece a interação entre os projetistas.

Ao lado do estúdio se encontra o novo túnel de vento. Essa proximidade ajuda no trabalho diário e reduz o tempo entre o projeto e o desenvolvimento aeroacústico. Neste processo, os especialistas utilizam o túnel de vento em diversas aplicações, desde os momentos iniciais do desenvolvimento de carros conceito até os testes finais de veículos em produção.

O centro de integração eletrônica, que também fica próximo, reúne em um único local os engenheiros responsáveis por elétrica e eletrônica, facilitando assim a interação de todos os componentes do veículo.

As áreas de parte elétrica e de eletrônica antes estavam distribuídas entre doze edifícios diferentes na fábrica de Weissach. Com o aumento da quantidade de peças eletrônicas nos carros, a distância entre os departamentos tornou-se um complicador. Dai a necessidade de um novo prédio, que vai ajudar a acelerar o desenvolvimento dos veículos.

Mais de 6 mil funcionários, tanto da Porsche (4,5 mil) como de empresas parceiras (1,5 mil), trabalham atualmente no centro de Weissach nos departamentos de desenvolvimento, automobilismo, compras, e em áreas de apoio.