
O CEO da Porsche Consulting, Eberhard Weiblen, em visita ao Brasil para a inauguração do escritório local, afirmou que o bom cenário da economia brasileira está levando ao crescimento rápido, mas desordenado dos empreendimentos. “Nesse avanço, as empresas precisam de um processo robusto. Vamos oferecer estratégias de crescimento para evitar perda de competitividade durante a expansão”, explicou.
De acordo com o CEO, um dos objetivos é aumentar a eficiência da empresa, de forma a diminuir os custos e, no caso da indústria, elevar a produtividade. O consultor explicou que a Porsche Consulting foi criada em período de crise da montadora Porsche AG e surgiu com o objetivo de eliminar desperdícios da linha de montagem e melhorar os processos produtivos. “Com uma mudança de cultura ela se transformou em uma empresa lucrativa”, assegurou.
O setor automotivo se tornou o maior cliente da consultoria, graças ao conhecimento adquirido nas operações da Porsche, e hoje responde por 47% do faturamento. “Utilizamos a Porsche como uma espécie de laboratório”, disse.
Jürgen Lochner, nomeado como diretor geral das operações da consultoria alemã no Brasil, ressaltou as oportunidades que o Brasil oferece em sua atividade. Ele adiantou que a consultoria já trabalha com alguns clientes no País há alguns anos. A grande parte são empresas alemãs com subsidiárias brasileiras, caso da Volkswagen.
O executivo não fez projeções para o mercado brasileiro, mas afirmou que as expectativas são muito positivas para a filial.

Foto: Jürgen Lochner, diretor geral da Porsche Consulting Brasil // Divulgação