logo

Porto Seguro e Cosan se unem em nova empresa de mobilidade

Mobitech irá englobar serviços de locação, assinatura e gestão de frotas, incluindo o Carro Fácil
Author image

Victor Bianchin

09 nov 2021

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Porto Seguro e a Cosan anunciaram hoje a criação da Mobitech, uma joint-venture focada em serviços de mobilidade. A Mobitech será independente e autônoma, mas seu capital social será detido em participações iguais pela Porto Seguro e pela Cosan.

Pela nova empresa, serão oferecidos serviços de assinatura de veículos, gestão de frotas para empresas e outras modalidades de locação de veículos. O Carro Fácil, serviço de assinatura de carros da Porto Seguro que já existe desde 2016 e tem crescido 50% ao ano, também vai estar nesse pacote e deve ser o produto principal da Mobitech nesta primeira fase. As empresas preveem também começar a lidar com a gestão de frotas de veículos pesados.

A Cosan, por meio de sua estrutura de fundos de investimentos, Cosan Investimentos, irá injetar um capital inicial de R$ 300 milhões no negócio. Como a ideia é “integrar os ecossistemas” dos dois negócios, outros parceiros das duas empresas também devem firmar acordos com a Mobitech.

Ambas as companhias vêm tentando diversificar seus negócios: em junho, a Porto Seguro comprou 50% da empresa de pedágio eletrônico ConectCar, enquanto a Cosan tem investido em startups ligadas à menor emissão de carbono.

“A nova empresa já nasce com uma imensa capilaridade por todo o país e potencial para crescer ainda mais”, afirmou Roberto Santos, CEO da Porto Seguro, em comunicado à imprensa. “Este é um ramo de negócio de alto potencial de inovação e disrupção que tem sinergia e complementaridade com o nosso portfólio”, disse Luis Henrique Guimarães, CEO da Cosan.

O acordo para formação da joint venture será submetido à análise e autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).