
Estimativas apontam que ocorrem diariamente trinta brigas envolvendo motoristas. Fabio Luchetti, vice-presidente executivo da Porto Seguro, esclarece que a ideia surgiu a partir com a percepção das equipes da empresa de que a intolerância no trânsito tem aumentado.
“O tempo gasto com transporte já é suficientemente estressante. Por isso, nossa intenção é estimular a reflexão por meio do humor que as pessoas evitem ou não agravem situações que diariamente causam mais desgaste e até mesmo violência nas ruas”, explica o executivo.
As ações da campanha, que serão desenvolvidas durante todo próximo ano, estão disponíveis em www.transitomaisgentil.com.br.
A seguradora usou como base estudos sobre comportamento humano no trânsito como “Driving Anger Scaler” (Deffenbacher, Oetting e Lynch, 1994), que identificou as situações que mais irritam o motorista: dirigir colado à traseira do carro, farol alto aceso, ultrapassagem pela direita, pedestre que atravessa a rua lentamente, congestionamentos e buzinaço.