logo

carlos olivera santa cruz

PPG mira em fornecimento para montadoras

Com foco em crescer até três vezes mais que o PIB nos próximos cinco anos, a PPG Industrial, um dos principais fornecedores de tintas do Brasil, com sede nos Estados Unidos, reformula sua estratégia de negócio para expandir a participação no mercado nacional, planos que incluem o setor automotivo, que responde por 40% do faturamento anual da companhia no País. O presidente Carlos Olivera Santa Cruz, no cargo há seis meses, trouxe um novo ritmo à empresa, começando por visitar os clientes já no terceiro dia após assumir o posto, em abril (leia aqui).
Author image

Redação AB

31 ago 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_14968.jpg

“O objetivo é incrementar nossa participação nos vários segmentos em que atuamos e isso inclui o setor automotivo, no qual o foco é conquistar novos projetos de nossos tradicionais clientes. Atendemos a maior parte das montadoras instaladas aqui, mas com níveis de fornecimento que variam até mesmo dentro das várias linhas de cada fabricante”, explica Cruz.

Ele conta que a empresa oferecerá um novo portfólio de cores às montadoras, resultado do processo de inovação que está sendo aplicado na área de pesquisa e desenvolvimento. Outro fator que poderá garantir a conquista dos novos projetos é a globalização de veículos. “Sem dúvida, o relacionamento que mantemos com as montadoras no exterior auxiliará nas escolhas de suas filiais brasileiras, que na maioria das vezes opta por fornecedores globais, alinhando-se à estratégia das matrizes.”

Ainda no segmento de pintura original, a PPG também pretende ampliar a carteira de clientes, o que já iniciou com as montadoras que anunciaram a intenção de construir fábricas no Brasil. Contudo, Cruz afirma que este é um processo que ainda está em curso.

Já na área de repintura automotiva, com a marca PPG Refinish, a empresa planeja ampliar a rede de cobertura e distribuição no País. Desde 2007, a empresa mantém o uso da licença da marca de tintas Renner. A repintura representa 15% dos negócios dentro do fornecimento para o setor automotivo.

Para dar continuidade ao seu projeto, por enquanto, o executivo não revela investimentos ou planos de aumentar o quadro de funcionários, hoje em torno de 800 distribuídos nas duas unidades que a empresa mantém no País, em Sumaré (SP) e Gravataí (RS).

O Brasil é o principal mercado da empresa na América do Sul, região que respondeu por 7% do faturamento global em 2011, de US$ 14,9 bilhões. Cruz estima que a participação neste ano permaneça nos 7% e espera aumentar gradativamente esse índice a partir de 2013, quando deverão surgir os primeiros resultados de sua nova empreitada.

Além do setor automotivo, que inclui caminhões e tratores, a PPG Industries atua nos segmentos aeroespacial, embalagens e indústria em geral, como revestimentos para eletrodomésticos, equipamentos, celulares, computadores entre outros.