
A gestão de frota é um recurso indispensável para a mobilidade do presente e do futuro. Por isso, tornou-se um modelo de negócio e um segmento que atrai muitas empresas. De acordo com estudo da Berg Insight Fleet Management, apenas 20% das empresas no Brasil utilizam essa tecnologia. A Continental, companhia que desenvolve soluções e serviços pioneiros em mobilidade, amplia a sua presença neste mercado.
Como uma das principais fornecedoras automotivas do mundo, a empresa alemã desenvolve soluções de rastreamento e gestão de frota. Uma delas é o Fleet Tracking Service (FTS), serviço de monitoramento que auxilia no controle e gerenciamento de frota de veículos leves e pesados.
Com tecnologia avançada, a solução modular de rastreamento e telemetria veicular fornece em tempo real informações sobre os veículos, permitindo que o gestor tenha mais controle sobre a frota e possa tomar decisões mais rápidas e seguras. Por meio da plataforma VDO, são emitidos relatórios analíticos e personalizados, assegurando ainda mais confiança ao cliente. Pelo FTS, é possível gerenciar frotas de veículos pesados até a aplicação em micromobilidade, como bicicletas compartilhadas.
Dentro desse escopo, a Continental deu mais um passo e lançou o FTS Financial Service, um sistema de gerenciamento 360º, desenvolvido especialmente para bancos, locação e assinatura de veículos leves e pesados. A solução auxilia as empresas a tornarem as operações mais eficazes e a reduzirem os riscos financeiros.
VEJA MAIS:
– Continental faz parceria com Google para aplicar IA em carros
– Continental premia fornecedores instalados no Brasil
Para um banco que financia veículos, por exemplo, a vantagem do rastreador é o maior controle dos seus ativos. Por meio de um relatório detalhado e customizado, é possível saber o status do pagamento, prevendo risco de inadimplência via uma análise consistente dos dados veiculares, ou, até mesmo, a criação de uma cerca eletrônica com dados do perímetro informado pelo cliente. Caso seja diferente, o equipamento emite alertas para o gestor que pode tomar as melhores decisões para o seu negócio.
Em se tratando de locadoras, também é possível estabelecer um ranqueamento de motoristas, permitindo, inclusive, ações educativas com vistas à otimização de performance da frota.
Continental traz segurança nas estradas e inovação

No que diz respeito à segurança nas estradas, a Continental oferece ao mercado o tacógrafo digital BVDR 2.0, da marca VDO, que possibilita um controle ainda mais efetivo da operação de transporte de cargas e de passageiros, e substitui o BVDR 1.0. Seu grande diferencial é proporcionar o registro ilimitado de motoristas via cartão inteligente, assegurando ao frotista o controle de desempenho e comportamento de cada condutor durante toda a jornada específica.
O novo tacógrafo também oferece a opção de interatividade com o VDO On Board, plataforma digital de gestão que viabiliza ao frotista as informações de seus veículos em tempo real, que também pode ser integrada à solução FTS Fleet Tracking Service.
Calibração dos tacógrafos digitais

Outra ferramenta que vem complementar as soluções em mobilidade com foco em veículos pesados é o Workshop Tab, um instrumento de calibração de tacógrafos destinada aos postos autorizados da marca VDO que também permite acesso ao BVDR 2.0.
De acordo com Ricardo Rodrigues, diretor da Área de Negócios Smart Mobility do Grupo Continental no Brasil, a busca por inovação em soluções para a mobilidade é primordial para a Continental. E que novas ferramentas para a gestão de frotas estão sendo desenvolvidas. O próximo passo da empresa é a análise mais profunda dos dados coletados com o uso da Inteligência Artificial.
Atualmente, há 80 mil veículos conectados na plataforma FTS e a terceira fase da solução está em teste. “A expectativa é que em três meses esteja pronta para ser lançada ao final do primeiro semestre de 2024 e, com isso, poderemos dobrar rapidamente o número de veículos conectados”, conclui Rodrigues.