
O preço dos combustíveis é a maior preocupação do brasileiro antes de comprar ou trocar de carro. É o que apontou o estudo “Ipsos Drivers”, realizado pela Ipsos entre outubro e novembro de 2021. Foram realizadas 1.549 entrevistas com pessoas acima de 18 anos residentes no Brasil. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Quando incentivados a listar os cinco maiores empecilhos na hora de adquirir um veículo, o preço do combustível foi citado espontaneamente por mais de 43% dos respondentes. Na segunda posição está a alta carga de impostos, listada como barreira por 37,6% dos entrevistados. A instabilidade econômica foi mencionada por 36,8% dos participantes e aparece em terceiro lugar.
Os valores dos combustíveis também influenciam 40,6% das pessoas entrevistadas na decisão de compra do veículo. A relação custo/benefício (ou seja, os atributos do produto em relação ao preço) aparece no segundo lugar, com 39,2% das respostas, seguido pelos custos de manutenção e reparo (quase 38% dos entrevistados).
Liberdade de ir e vir é a maior vantagem
O levantamento também questionou, de forma aberta, sobre as vantagens e desvantagens de ter um veículo próprio no Brasil. Para 57,4% dos entrevistados, o maior benefício é a liberdade de poder sair para onde e quando quiser. Essa resposta se sobressai entre os jovens de 18 a 29 anos, com um índice de lembrança de 66,4%.
Em seguida, o fator “conforto” aparece como grande vantagem para aproximadamente 48% dos respondentes, seguido pela conveniência de não depender de caronas, com 42,5% das menções. Para as mulheres, as questões de conveniência e conforto aparecem no topo, com 61,5% e 52,6%, respectivamente.
Custo de manutenção é ponto negativo
Entre as maiores desvantagens, quase 72% manifestaram preocupação com custos de manutenção, incluindo valores de troca de óleo, pneus e demais reparos.
Já para 65,3% das pessoas, os custos operacionais, que envolvem combustíveis e energia, surgem como ponto negativo. Por fim, o valor do seguro foi lembrado como empecilho para 45,7% dos entrevistados.
