logo

Preços de corridas de aplicativos subiram 20% em outubro, diz IBGE

Resultados do IPCA mostram que pandemia ainda causa aumento na demanda de Uber, 99 e demais operadoras
Author image

Victor Bianchin

10 nov 2021

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O IBGE divulgou nesta quarta-feira os resultados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) referentes a outubro. Como se poderia prever, muitos produtos e serviços subiram de preço. Mas os apps de viagem com motorista particular, como Uber, 99 e outros, tiveram um dos maiores aumentos: 19,85%. Em setembro, as corridas por app já havaim tido aumento de 9,18%.

No geral, a inflação medida pelo IPCA em outubro ficou em 1,25% ,com um acumulado de 8,24% no ano. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de um a cinco salários mínimos, teve alta de 1,16% em outubro, com alta acumulada no ano de 8,45%.

Em comunicado ao site Tecnoblog, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) disse que o aumento nos preços das corridas foi causado por um aumento na demanda nos últimos meses, o qual seria ainda um reflexo da pandemia de covid-19. Muitos usuários estariam preferindo as viagens por aplicativo ao transporte público, onde o distanciamento social é mais difícil.

A gasolina subiu 3,10% no período entre setembro e outubro, sendo uma das maiores responsáveis pela alta. É a sexta alta consecutiva desse produto, que acumula inflação de 38,29% no ano. O setor de Transportes, como um todo, teve um dos maiores crescimentos: 2,62% no mês. Dentro dele, ainda se destacam as passagens aéreas, que subiram 33,86% em relação a setembro. 

Todos os nove grupos que integram o IPCA tiveram alta em outubro: Transportes (2,62%), Vestuário (1,80%), Artigos de Residência (1,27%), Alimentação e Bebidas (1,17%), Habitação (1,04%), Despesas Pessoais (0,75%), Comunicação (0,54%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,39%) e Educação (0,06%).