
Os projetos podem ter sido desenvolvidos somente pelas empresas inscritas ou em parceria destas com universidades, institutos de ciência e tecnologia (ICTs) ou start-ups. “O prêmio é uma oportunidade de mapear e identificar esforços de inovação. Também vemos a necessidade de melhorar a sinergia entre a indústria e universidades”, afirma a diretora do departamento de inovação e tecnologia da câmara, Sophia Harbs.
A premiação dará visibilidade aos melhores projetos e pode gerar oportunidades e novas parcerias. O primeiro colocado irá à Alemanha, onde participará do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (Ebba) e visitará empresas e ICTs locais. Os três primeiros colocados poderão expor os projetos no congresso Ecogerma 2013 e ganharão matéria exclusiva no site
www.brasilalemanhanews.com.br.
Os projetos serão avaliados em originalidade, funcionalidade, relevância e utilização. Serão considerados os impactos de sua inovação tecnológica na competitividade da empresa, como rentabilidade, aumento de participação no mercado, diminuição de custos e desperdícios, geração de emprego e renda e benefícios socioambientais.
As inscrições se encerram em 9 de agosto e a entrega do prêmio está programada para 12 de novembro. Os critérios de julgamento dos projetos foram balizados pela Porsche Consulting e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Basf, Bayer, Bosch, Porsche Consulting, SAP, Siemens, Trumph, Volkswagen e ZF patrocinam o prêmio e participarão da escolha dos melhores projetos. Também farão parte da comissão julgadora as companhias Burkhardt Weber, Continental, Mahle e T-Systems.