
O investimento da Honda inclui a aquisição de um terreno de 5,8 milhões de metros quadrados, compra de maquinário e construção das instalações. A nova fábrica empregará aproximadamente 2 mil funcionários e vai produzir, a partir de 2015, a versão atualizada do Fit – atualmente fabricado em Sumaré – e provavelmente o utilitário esportivo Vezel (veja aqui).
Segundo comunicado distribuído pela Honda, Ito e Dilma também conversaram sobre o Inovar-Auto, a política industrial do governo voltada ao setor automotivo em vigor de 2013 a 2017. O programa “é considerado pela montadora uma medida adequada à realidade do País, que estimula a indústria local, gera empregos e desenvolve a economia local”, diz o texto, destacando que a empresa também investe para aumentar sua estrutura de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
Na terça-feira, 26, Takanobu Ito participa do evento oficial de assentamento da pedra fundamental da nova fábrica de automóveis da empresa em Itirapina, que contará com a presença de autoridades do Estado de São Paulo, imprensa e empregados da empresa.