logo

none

Procura pelos caminhões da MAN já começou

Por Fernanda Guimarães
Author image

Redação AB

23 jan 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_5769.gif

O lançamento dos primeiros caminhões MAN no Brasil, que serão produzidos na planta da montadora em Resende, RJ, local onde são fabricados os da marca Volkswagen, está previsto para acontecer apenas no primeiro semestre de 2012. A distância da data, no entanto, não impediu tradicionais clientes da montadora de terem contratos verbais para aquisições dos primeiros modelos da marca alemã produzidos localmente. Um deles veio da empresa de logística Júlio Simões, que já confirmou a compra de cem unidades.

A produção dos veículos começará em 2011, mas de forma conservadora, contou a Automotive Business o diretor de vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche. A reação do mercado é que regerá o paulatino aumento da produção, segundo ele. A fase, no momento, é para testes e homologação dos novos veículos.

Enquanto a fabricação doméstica desses caminhões não acontece, a MAN já aumenta a capacidade de produção de seus caminhões Volkswagen para acompanhar a demanda do mercado interno, que desde o último trimestre do ano passado tem surpreendido com a sua reação. Após o início do processo para a contratação de 700 funcionários, a capacidade de produção em Resende avançará até a metade do ano das atuais 57.600 unidades para 72 mil unidades anuais.

Alta

Alouche conta que parte da alavancagem das vendas ocorreu por conta da retomada das compras dos frotistas. “Ano passado a programação do grande frotista ficou acumulada no ultimo trimestre e agora no início de 2010”, afirmou o executivo. A expectativa é que o primeiro semestre deste ano seja mais aquecido do que os últimos meses do ano, ao contrário do que ocorre historicamente.

Uma das razões para a boa projeção na primeira metade do ano é o programa de incentivo do governo , que está datado para terminar no fim de junho. A prorrogação foi dada pelo governo federal em dezembro do ano passado. “Via Anfavea (associação que reúne as montadoras) estamos conversando com o governo para a manutenção dos incentivos. Ainda não temos nenhum sinal, mas é uma vontade que isso continue para compensar a queda do ano passado e para movimentar a economia do País”, salientou o diretor de vendas da MAN.

Mercado

Em 2009 foram licenciados 106.486 caminhões no País, segundo dados da Anfavea. O volume é 10% menor do que o registrado em 2008. A produção, por outro lado, foi de 120.993 unidades, anotando uma queda mais acentuada, de 26%.