logo

general motors

Produção da Toyota afetada por semanas

Redação AB, com informações de Automotive News
Author image

Redação AB

21 mar 2011

1 minutos de leitura

P_noticia_9746.gif

A Toyota Motor enfrenta cenários difíceis no suprimento de suas unidades de produção à medida que plantas permanecem fechadas e trabalhadores permanecem afastados depois do terremoto seguido de tsunami no Japão em 11 de março. As dificuldades podem se prolongar por semanas.

A empresa admitiu que manterá fechadas 21 fábricas de veículos e componentes até a terça-feira, 22. Os esforços para retomada são complicados diante da necessidade de suprimento de centenas de diferentes componentes de muitos fornecedores que podem ter sofrido as consequências do terremoto. Ao mesmo tempo, o país sofre com a falta de energia, depois que usinas nucleares foram desativadas.

Os danos pessoais foram graves também. Há registros de mais de 7 mil mortes e destruição de mais de 100 mil edificações na região nordeste do Japão. Trabalhadores continuam empenhados em evitar que o núcleo dos reatores das usinas nucleares derreta e provoque vazamento de radiação.

O fechamento das fábricas afeta o embarque de veículos para outros países. Nos Estados Unidos os níveis de estoques forem considerados normais.

A General Motors já anunciou a interrupção na produção de carros em plantas na Espanha e Alemanha esta semana em razão da falta de peças produzidas no Japão para o Corsa. A montagem na Coreia pode também ser afetada. Nos Estados Unidos a produção de picapes foi suspensa na Louisiana por falta de peças japonesas.

A Honda fechou seis fábricas no Japão, que devem continuar paralisadas até a quarta-feira, 23.