logo

anfavea

Produção de caminhões cai 15% em janeiro

Saíram das linhas instaladas no país mais de 6 mil caminhões no início do ano, com queda acentuada dos modelos pesados
Author image

Natália Scarabotto

09 fev 2026

1 minutos de leitura

A produção de caminhões no Brasil recuou 15,6% em janeiro, com 6.786 unidades fabricadas. No mesmo mês do ano passado, foram produzidas 8 mil unidades. Os dados são do balanço mensal da Anfavea, divulgado nesta sexta-feira, 6.

Em comparação com dezembro, a produção aumentou 18,6%. No último mês do ano, foram 5.700 caminhões produzidos.

Na avaliação do presidente da Anfavea, Igor Calvet, historicamente o mês de janeiro é mais fraco. O mercado de caminhões deve notar recuperação a partir dos próximos meses, com incentivo do programa Move Brasil, que vai destinar até R$ 10 bilhões para renovação da frota.

“O mês de janeiro, tradicionalmente, é mais morno”, afirmou Calvet. “Esperamos que os resultados do programa já possam ser vistos em fevereiro e março. Os frotistas apresentarão maior participação no programa, mas os juros estão em um patamar mais atrativo para todos, inclusive para os autônomos. O Move Brasil tem tudo para ser um sucesso e os concessionários já têm relatado crescimento de 30% da procura entre dezembro e janeiro.”

Produção de caminhões pesados tem queda

O segmento de caminhões pesados teve o pior desempenho em janeiro, com queda de 41%. Foram fabricadas 2.403 unidades no primeiro mês de 2026, ante as 2.560 unidades de 2025.

Por outro lado, os os caminhões médios apresentaram o melhor resultado: crescimento de 53% na produção em janeiro, com 490 unidades.

Já dos modelos leves, foram 1.396 unidades fabricadas, o que representa 21% mais do que o mesmo mês do ano passado. Os caminhões semileves cresceram 26%, com 71 unidades produzidas.