logo

Biocombustíveis

Produção de etanol bate recorde e supera 36 bilhões de litros

Aumento do combustível na mistura da gasolina e maior oferta de milho levaram ao aumento da produção do etanol
Author image

Bruno de Oliveira

28 jan 2025

2 minutos de leitura

Aumentou no país o volume de produção de etanol para abastecimento de veículos. Segundo balanço da Única, entidade que representa o setor produtivo, no ano passado as usinas beneficiaram 36,8 bilhões de litros do produto .

O resultado, que representa recorde histórico de oferta no país, representou alta de 4,4% sobre o volume de etanol produzido em 2023. Do total produzido no período, mais de 7% foi beneficiado a partir do milho. O restante foi da cana-de-açúcar.

Desse volume produzido, 21,6 bilhões de litros foram destinados para aplicação como combustível veicular, resultado que representou alta de 33% sobre o volume verificado em igual período no ano passado.

Os mais de 36 bilhões de litros produzidos no ano passado posicionaram o Brasil como o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com a entidade, o aumento do volume de produção ocorreu por causa de uma maior oferta de milho para produção do combustível, assim como o aumento da demanda pelo etanol na mistura com a gasolina para abastecer veículos.

Demanda veicular aumenta produção de etanol

Ainda que os carros flex sejam maioria na frota circulante do país, apenas 30% usa o etanol como combustível, segundo dados da ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

O combustível é visto hoje pela indústria automotiva como um importante vetor de descarbonização, uma vez que tem como característica uma emissão menor de materiais poluentes na atmosfera.

O combustível ganhou maior protagonismo nesse sentido nos últimos anos, sobretudo a partir do momento em que as montadoras passaram a investir em veículos equipados com motores híbridos flex.