
“As vendas no varejo devem ser inferiores às da indústria, porém superiores aos do mês de julho. O mercado reage positivamente, embora o setor ainda acumule perda sensível”, comenta Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo.
O dirigente explica que a entidade trabalhou nos últimos meses em busca de soluções alternativas para reaquecer o mercado, como isenções em impostos e liberação de financiamentos públicos.
“As ações parecem começar a dar resultados. O mercado, no entanto, ainda se recente de maior facilidade para financiamento de produtos” – afirma, esclarecendo que o financiamento para motofretistas, através da Caixa Econômica Federal, está liberado mas ainda não ocorreram efetivações de negócios. A isenção da Cofins segue até o fim deste mês.
Takeushi afirma que o setor tem melhor expectativa com relação aos próximos meses, com a retomada do ritmo de crescimento daqui para a frente.
Apesar da alta com relação a julho, o desempenho da indústria de motocicletas ainda está muito abaixo de 2008, quando o setor fechou agosto com produção de 202.574 unidades e venda de 179.002 unidades.