
|
|||||||||||||||||||||||||||
Giovanna Riato, AB
Produção de veículos avançou 8,4%
Com 303 mil unidades em maio, ritmo não acompanhou o crescimento das vendas.
A Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, divulgou nesta segunda-feira, 6, que a produção nacional avançou 8,4% em maio na comparação com o mês anterior, chegando a 303.549 unidades entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A expansão atingiu 2,1% no reajuste anual. Considerando os cinco primeiros meses de 2011 foram montados 1,4 milhão de veículos, com evolução de 3,7% sobre o mesmo período de 2010.
O ritmo de produção, no entanto, está cada vez mais distante do de vendas. Foram emplacadas 318.534 unidades no mesmo período. A discrepância de cerca de 15 mil veículos entre os dois dados é a maior registrada este ano e indica que o crescimento do mercado interno está sendo abocanhado por veículos importados.
Apesar do descolamento das vendas e da produção, Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, destacou que a capacidade ociosa da indústria automotiva mantém nível normal de aproximadamente 20%. “Não há perspectiva de as empresas cancelarem investimentos”, garante. As montadoras têm US$ 11,2 bilhões anunciados até 2013, com o objetivo de elevar a capacidade produtiva das atuais 4,3 milhões de unidades para 5 milhões.
Com aportes em curso, o setor automotivo está atento ao avanço dos modelos importados no Brasil. Em outra ocasião o presidente da Anfavea já havia alertado que a maturidade do mercado de veículos em outros países gerava “uma pressão excessiva sobre o setor automotivo brasileiro”. Segundo ele, a capacidade ociosa mundial chega a 27 milhões de unidades. Com o avanço das importações, outros países podem transferir para o Brasil parte desta sobra.
Veículos leves
A produção de veículos leves foi a que apresentou o crescimento mais tímido, de 6,7% sobre abril e de 1,1% no reajuste anual, com 280.919 unidades. No acumulado do ano, o avanço foi de 3,7%, para 1,31 milhão de veículos.
Caminhões
As linhas de montagem de caminhões aceleraram 37,9% em maio na comparação com abril, com 18.498 unidades. O crescimento foi o maior entre todos os segmentos. O volume também é 18,6% maior que o do mesmo período do ano passado e levou a uma alta de 4,8% no acumulado do ano, para 76.030 caminhões.
Ônibus
Os fabricantes de ônibus contabilizaram a montagem de 4.132 unidades em maio. Houve expansão de 22,7% sobre abril e de 6,2% em relação a maio de 2010. No entanto, foi anotada uma leve retração de 0,7% na produção acumulada dos primeiros cinco meses do ano, com 17.227 unidades.
Assista à entrevista exclusiva da AB webTV com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea:
Confira aqui a apresentação completa dos dados da Anfavea.
