logo

anfavea

Produção de veículos cai 22% no bimestre

A produção de veículos apresenta queda no primeiro bimestre, aponta balanço da Anfavea divulgado na terça-feira, 8. De acordo com o levantamento, saíram das linhas das montadoras instaladas no país 311,3 mil veículos até fevereiro, desempenho 22% inferior ao visto no janeiro-fevereiro de 2021.
Author image

Bruno de Oliveira

08 mar 2022

2 minutos de leitura

GM_Sao_Caetano.jpg

“Já tínhamos programada, desde o ano passado, uma produção menor no primeiro semestre deste ano, considerando o quadro de instabilidade provocado pela falta de componentes”, disse o presidente da entidade Luiz Carlos Moraes, durante transmissão online.

A Anfavea considera um cenário produtivo mais desafiador no período, acrescentando à lista de entraves, afora a questão dos componentes, o conflito Rússia-Ucrânia e fatores econômicos, como inflação e alta da taxa de juros.


Leia também:
– Anfavea aposta em redução de IPI para ensaiar retomada
– Exportações de veículos crescem 17% no ano
– Quatro impactos da Guerra na Ucrânia para o setor automotivo no Brasil


 

“Já vemos economistas afirmando que o conflito europeu poderá influenciar no aumento da taxa de juros, provocando uma elevação de até 14%”, disse Moraes. Por ora, analistas do mercado financeiro apontam para uma Selic no patamar de cerca de 12% ao longo do ano.

Em fevereiro se produziu menos veículos

Apenas em fevereiro a produção de veículos no país somou 166 mil unidades, volume 16% inferior ao registrado em fevereiro do ano passado. Na comparação com o total produzido em janeiro, a produção do mês passado foi 14% maior.

Do volume fabricado no mês passado, 152,6 mil unidades corresponderam aos veículos leves (automóveis e comerciais leves), resultado que representou queda de 17%. A produção de caminhões chegou a 11,3 mil unidades, queda de 3,5%. A produção de chassis de ônibus somou 1,9 mil unidades, alta de 23%.

O estoque de veículos, segundo a Anfavea, chegou a 120 mil unidades em fevereiro, volume que representa cerca de 27 dias úteis de vendas. A marca é considerada normal para o período.

Já no caso dos empregos no setor, até fevereiro havia 101,3 mil funcionários nos quadros das montadoras. A quantidade de funcionários caiu 3,2% na comparação com o quadro observado em fevereiro do ano passado.