logo

Produção de veículos cresce 21% até abril

Mas volume de 802 mil fica 18% abaixo da média de 10 anos, aponta Anfavea
Author image

Redação AB

05 mai 2017

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A produção de veículos fechou o primeiro quadrimestre com crescimento de 21% na comparação com iguais meses de 2016 ao atingir as 802 mil unidades, considerando leves e pesados, de acordo com os dados da Anfavea divulgados na sexta-feira, 5. Contudo, a associação aponta que este total ainda está 18% abaixo da média verificada nos últimos 10 anos, que foi de 977 mil veículos.

– Veja aqui os dados de abril da Anfavea

– Veja aqui outros dados da Indústria

– Veja outras estatísticas em AB Inteligência

Em abril, o menor número de dias úteis – apenas 18 – reduziu a produção em 18,8% sobre março, que teve 23 dias úteis. Por outro lado, houve melhora na comparação com a produção de abril do ano passado, com alta de 11,4%. Apesar de menos dias trabalhados, a indústria aumentou a média diária do mês passado em 23% neste comparativo anual, passando de 8,5 mil para 10,6 mil.

Este foi o melhor primeiro quadrimestre desde 2015, quando a indústria entregou 88 mil veículos. Abril de 2017 também superou o mesmo mês daquele ano, o melhor abril até então, quando haviam sido montadas 220 mil unidades.

Embora haja uma tendência de melhora nos níveis de produção, que vem crescendo gradualmente mês a mês desde o início deste ano, impulsionada principalmente pelas exportações (leia aqui), a Anfavea é cautelosa ao analisar o desempenho.

“Ainda há um grande nível de ociosidade nas nossas empresas”, comenta o presidente da entidade, Antônio Megale. “Estamos trabalhando com 55% da capacidade de nossas fábricas; a ociosidade está em 52% para automóveis e 81% para caminhões”, completa o executivo.

Por segmento, as linhas de montagem de veículos leves aumentaram seus volumes em 21,6% no primeiro quadrimestre sobre igual intervalo de 2016 ao entregarem 774,3 mil unidades, entre automóveis e comerciais leves. Já nos pesados, houve melhora de 6,5% dos volumes produzidos de caminhões, para 21,6 mil, enquanto ônibus registraram queda de 5,4%, para 5,6 mil chassis.ESTOQUES E EMPREGOS

O nível de veículos em estoque fechou abril em 216,4 mil unidades, dos quais 135,8 mil alocados nas redes de concessionárias e os demais 80,6 mil nos pátios das fabricantes. Este volume é equivalente a 41 dias de vendas, considerando o ritmo de vendas de abril.

“No nosso ponto de vista, 41 dias de estoque não é muito elevado. Considerando que maio terá quatro dias úteis a mais do que abril, é importante entrar no mês com estoque adequado para atender a demanda”, comenta Megale.

Por outro lado, o número de empregos encerrou o mês passado com 103,1 mil pessoas ocupadas, 0,5% menos do que o saldo de março. Deste total, 10.285 pessoas estão afastadas de suas funções, das quais 8.938 em PPE e 1.347 em layoff.

“Ficou próximo aos 10,6 mil afastados de março. É uma variação normal, sem grandes destaques. Todas as empresas estão aguardando a recuperação do mercado, que deve vir mais consolidada no segundo semestre, para obviamente realocar todas essas pessoas”, afirma Megale.