logo

Produção de veículos cresceu 9% no primeiro bimestre

Saíram das linhas instaladas no país mais de 340 mil unidades, aponta balanço da Anfavea
Author image

Bruno de Oliveira

07 mar 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A produção de veículos realizada no Brasil no primeiro bimestre do ano somou 342 mil unidades, mostrou balanço da Anfavea divulgado na quinta-feira, 7. O resultado foi 9% maior do que aquele registrado em mesmo período em 2023.

Apenas em fevereiro, saíram das linhas 189,6 mil unidades de veículos, resultado que representou crescimento de 17,5% sobre a produção total realizada em fevereiro do ano passado.

O resultado foi considerado positivo pelo presidente da entidade, Marcio de Lima Leite, considerando que o período é historicamente o que apresenta menores volumes em função das férias coletivas das fábricas, em janeiro, e do feriado de carnaval, em fevereiro.


SAIBA MAIS:

– Produção de veículos tem leve recuo em 2023

– Produção de veículos inicia o ano estagnada e Anfavea culpa importações


Do total produzido no bimestre, 257,7 mil unidades corresponderam aos modelos de automóveis, 3,6% a mais do que no janeiro-fevereiro de 2023. A produção de comerciais leves somou 62,5 mil unidades, 22% a mais.

Produção de veículos pesados também cresceu

Também cresceu a produção de caminhões no primeiro bimestre, o que acabou puxando para cima os números da produção automotiva no período, já que no segmento de leves não houve, nos dois meses do ano, um fato relevante que pode ser revertido em mais volumes nas linhas além da média.

As exportações, em queda, também ajudaram pouco no resultado final do balanço do período.

O balanço da Anfavea mostrou que saíram das linhas 18,1 mi unidades de caminhões, resultado 48,7% superior à fraca base de comparação que foi o primeiro bimestre do ano passado no segmento.

Aumentou também a produção de chassis de ônibus, 88%, com 3,8 mil unidades no primeiro bimestre.