
A produção de veículos na Argentina segue acima do patamar observado pela indústria daquele país em 2021. Segundo dados da Adefa, a associação dos fabricantes locais, saíram das linhas até maio 195,3 mil unidades, resultado que representa crescimento de 27% sobre o volume registrado no janeiro-maio do ano passado.
Apenas em maio, a produção somou 46,5 mil unidades, o que significa alta de 33% na comparação com o volume produzido em maio de 2021. Na comparação com o volume de produção realizado em abril, o resultado de maio foi 6% superior.
Do total produzido no acumulado dos cinco meses, 99 mil unidades corresponderam à produção de modelos utilitários, alta de 10% sobre o volume produzido no janeiro-maio de 2020. A produção de automóveis chegou a 96 mil unidades, alta de 62% na mesma base de comparação.
Exportações em alta, vendas estáveis
As exportações de veículos argentinos também apresentaram perfil de crescimento até maio. Os dados da Adefa mostram que foram embarcados no período 108 mil veículos, crescimento de 27%. O maior volume das exportações, 63%, teve como destino o mercado brasileiro. Foram exportadas para o país 68 mil unidades.
As vendas de veículos, por outro lado, são similares às realizadas no ano passado em termos de volumes. O balanço da Adefa mostrou que foram licenciados 144 mil veículos até maio, o mesmo volume licenciado no janeiro-maio do ano passado.