
A produção de veículos caiu 11,5% em setembro na comparação com agosto, apontaram dados da Anfavea, a associação que representa as montadoras no país, divulgados na segunda-feira, 7. Saíram das linhas no mês 229,9 mil unidades.
O resultado interrompe um processo de alta que começou em junho, mas acabou não interferindo nos números do setor na comparação com 2023.
SAIBA MAIS:
– Produção de veículos encerra o semestre estagnada
– Julho registrou maior produção de veículos do ano
O balanço da entidade mostrou que o volume produzido em setembro deste ano foi 10% maior do que aquele registrado em setembro do ano passado.
Já no acumulado do ano até setembro a produção chegou a 1,874 milhão de unidades, volume 7% maior do que aquele registrado no janeiro-setembro de 2023.
Nesse período, a produção de veículos leves somou 1,750 milhão de unidades, resultado 5% maior do que aquele verificado no acumulado dos oito meses do ano passado.
A produção de caminhões, por sua vez, cresceram 43% na mesma base de comparação, somando 102,6 mil unidades até setembro. A produção de chassis de ônibus, por fim, cresceu 38%, com 21,1 mil unidades produzidas.
Crescimento no trimestre anima a indústria
As montadoras se animaram com a produção registrada no terceiro trimestre do ano, período em que saíram das linhas 736 mil veículos, o melhor resultado trimestral dos últimos cinco anos.
Sobre o quadro de funcionários em atividade nas montadoras, o balanço da Anfavea mostrou que até setembro havia 106,3 mil trabalhadores, 6% a mais do que havia em setembro do ano passado.
