
-Veja aqui os dados da Anfavea.
Em fevereiro foram fabricados 229,2 mil veículos, com crescimento de 5,2% sobre o mesmo mês do ano passado e retração de 17,9% ante janeiro. A queda reflete o menor número de dias úteis do mês. Além disso, o mercado aquecido em janeiro fez com que muitas montadoras optassem por transferir para fevereiro as férias coletivas que normalmente acontecem naquele mês.
A Anfavea espera que a redução seja compensada em março, mês em que o mercado deverá se aquecer com a perspectiva de mais uma etapa de aumento do IPI em abril. Belini estima que a volta da cobrança integral do imposto nos próximos meses não criará um abismo de vendas e de produção. “O crescimento a partir daí será sustentado pela boa conjuntura, com juros baixos, expectativa de crescimento do PIB, inadimplência em queda e oferta de crédito.” As projeções da entidade apontam para crescimento de 4,5% na produção de veículos este ano, para 3,49 milhões de unidades.
SEGMENTOS
Os veículos comerciais puxaram o crescimento da produção no início do ano (leia aqui). As fábricas de caminhões registraram evolução de 9,4% em fevereiro sobre janeiro, para 13,9 mil unidades. O resultado ainda é 16,1% maior do que o anotado no mesmo mês de 2012.
Considerando o volume produzido no primeiro bimestre, houve expressiva alta de 72,7% para 26,6 mil unidades. O crescimento mostra que as fábricas começam a operar em ritmo mais vigoroso depois do fraco desempenho do ano passado.
A produção de ônibus somou 3 mil unidades no mês passado, com queda de 3,6% na comparação mensal e expansão de 28% na base anual. No bimestre foram fabricados 6,1 mil chassis, com salto de 78,9% sobre o mesmo intervalo de 2012.
Com 475,8 mil unidades no primeiro bimestre, a produção de veículos leves cresceu 15,8%. Foram fabricados 393,1 mil automóveis e 82,7 mil comerciais leves no período. Em fevereiro houve retração de 19,4% sobre janeiro, para 212,3 mil veículos leves. Na comparação com o mesmo mês de 2012 foi registrado crescimento de 4,3%.
EMPREGO EM ALTA
A Anfavea aponta que foram contratados 981 trabalhadores nas montadoras de veículos em fevereiro. Com isso, as fabricantes instaladas no Brasil passaram a empregar um total de 151,8 mil pessoas. Em maio do ano passado, antes do anúncio da redução do IPI, esse número não passava de 145 mil.
