logo

none

Produção em outubro foi a 2ª maior da história

Author image

Redação AB

09 nov 2009

2 minutos de leitura

P_noticia_5042.gif

Assista o vídeo da apresentação da Anfavea dia 9 de outubro.

Confira os dados estatísticos de outubro.

A indústria automobilística teve o melhor outubro de todos os tempos com o licenciamento de 294,4 mil unidades vendidas no mercado interno, volume 23% maior que o de outubro de 2008, mas 4,6% inferior ao de setembro.

O desempenho foi atribuído à antecipação de compra acarretada pela redução IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que refletiu no preço ao consumidor final.
Dos carros licenciados em outubro, 17% são importados.

No acumulado do ano foram licenciados 2,59 milhões de unidades entre nacionais e importados, número 6% superior ao do mesmo período de 2008.

Os números foram divulgados na segunda-feira, 9, pelo presidente da Anfavea –Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Jackson Schneider, que acredita em um novo recorde de vendas ao mercado interno para o setor em 2009.

“O volume de crédito vem aumentando, os juros estão em queda e a inadimplência declina pelo terceiro mês consecutivo, com melhor situação em relação a outros bens de consumo”, disse o dirigente.

As exportações totais de veículos em outubro, de 47.196 unidades, cresceram 16% em relação a setembro, mas os primeiros dez meses do ano somam ainda 270 mil veículos a menos do que no mesmo período de 2008.

“Até o final do ano o recuo será de mais de 300 mil unidades em relação ao ano passado, o que corresponde à produção de duas grandes fábricas”, destacou o presidente da Anfavea. Em valores, a queda acumulada foi de 47,5%.

A produção nacional de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), registrou alta de 15,7% no mês de outubro em relação a setembro, com 315.9 unidades. No acumulado, foram 2,63 milhões, volume 9,7% inferior ao do ano passado.

O nível de estoque na indústria e nas concessionárias variou de 17 dias em setembro para 22 dias em outubro, quando somou 215,8 mil unidades, volume considerado pela Anfavea “pouco confortável”. Tomados separadamente, os estoques atuais são de 41 mil unidades na indústria, equivalentes a quatro dias, e de 174,7 mil unidades nas concessionárias, correspondentes a 18 dias.

O nível de emprego na indústria automobilística teve em outubro uma recuperação tímida, de 0,2%, mas cresce pelo quarto mês consecutivo. Para Schneider, as oportunidades de trabalho no setor devem crescer em novembro por conta de vagas anunciadas pelas empresas que ainda não foram concretizadas.

A Anfavea manteve suas previsões para 2009: mercado interno de 3 milhões de veículos (crescimento de 6,4%), exportações de 440 mil unidades (queda de 40%) e US$ 7,9 bilhões (queda de 43%) e produção de 3.050 mil unidades (queda de 5,2%).

Fonte: Susete Davi, Automotive Business.