logo

autofacts

Produção global somará 75 mi de veículos

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

13 jan 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_9066.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Autofacts, divisão de estudos de mercado automotivo da PwC, estima que a montagem global de veículos leves em 2011 vai superar 75 milhões de unidades, em uma trajetória que aponta para 93 milhões de unidades em 2015. O novo pico de atividade é atribuído à retomada de mercados na América do Norte, União Europeia, Japão, Coreia do Sul e Austrália.

Há também previsão de um crescimento orgânico em mercados emergentes da Ásia, América do Sul e leste europeu, que devem contribuir com mais de 70% do volume de crescimento na manufatura entre 2010 e 2015. A demanda por marcas premium deve avançar 9,2% em 2011, contra 5,9% das demais.

Anthony Pratt, analista sênior da PwC Autofacts, assinala que a evolução na produção ocorre em razão de uma retomada natural dos mercados, ao contrário do ocorrido no passado, com estímulos dos fabricantes e intervenções do governo. Ele enfatiza também que os fabricantes que tomaram decisões corajosas de reduzir custos em sua estrutura passarão a colher benefícios.

A China continua na liderança das vendas globais, depois de ultrapassar os Estados Unidos em janeiro de 2009. Em 2011 o país deve fabricar mais de 15 milhões de unidades, contra 14 milhões em 2010. O crescimento do mercado chinês deve ser contido pelo final dos incentivos do governo para carros pequenos. Em lugar do extraordinário avanço de 31% nas vendas de 2010, este ano o crescimento deve ficar em 20%. Com a renda per capita superando os US$ 7,5 mil, não há possibilidade à vista de crescimento na casa de apenas um dígito.

Foto: General Motors/divulgação.