logo

bens de capital

Produção industrial cresce 1,9% em junho sobre maio

A produção industrial brasileira teve crescimento de 1,9% em junho deste ano na comparação com o mês anterior. O dado, divulgado na quinta-feira, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Industrial Mensal, aponta que três das quatro categorias de uso da indústria tiveram alta na produção, com destaque para os bens de capital (máquinas e equipamentos usados no setor produtivo), com avanço de 6,3%.
Author image

Redação AB

01 ago 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_17623.gif

Dos 27 ramos investigados, 22 registraram crescimento em junho sobre maio. Entre as atividades, as principais influências positivas foram assinaladas por farmacêutica (8,8%), máquinas e equipamentos (3,2%), outros equipamentos de transporte (8,3%) e veículos (2,0%). Vale destacar que esses setores apontaram taxas negativas em maio: -2,2%, -4,8%, -4,1% e -2,2%, respectivamente.

Na comparação com junho de 2012, a produção industrial avançou 3,1%, com apenas 13 das 27 atividades investigadas apontando expansão na produção. O setor de veículos, que avançou 15,4%, exerceu a maior influência positiva na formação da média da indústria. Outras contribuições positivas relevantes sobre o total nacional vieram de máquinas e equipamentos (10%), refino de petróleo e produção de álcool (5,9%), borracha e plástico (9,7%) e de outros produtos químicos (4,4%).

Por outro lado, ainda na comparação com junho de 2012, entre as 14 atividades que reduziram a produção, os principais impactos foram observados em edição, impressão e reprodução de gravações (-6,7%), bebidas (-5,4%), indústrias extrativas (-2,7%) e produtos de metal (-4,2%).