Os dados fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial da CNI. O índice é medido em uma escala de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 indicam crescimento. Abaixo, apontam para a redução do nível de atividade. Segundo a pesquisa, o segmento industrial “está longe de uma trajetória de recuperação”.
O estudo revelou também queda no índice de utilização da capacidade instalada (UCI). O indicador passou de 45,6 pontos em maio para 42,9 pontos em junho. “O índice retrata um aumento do desaquecimento da atividade industrial”, diz a pesquisa.
Entre os problemas apresentados pelos empresários para a queda nos índices, a elevada carga tributária lidera a lista. Em seguida aparecem competição acirrada, alto custo da matéria-prima, falta de demanda e escassez de mão de obra qualificada.
O levantamento destaca que a retomada industrial “depende de uma política efetiva de aumento de competitividade”. Para isso, a entidade destaca o fortalecimento do controle da inflação, dos déficits fiscal e de transações correntes. A pesquisa da CNI foi feita com 1.953 empresas de todo o país entre os dias 1º e 12 de junho.